quarta-feira, 9 de abril de 2008

O que é o Trigo Sarraceno?

O trigo sarraceno é mais uma alternativa ao cardápio de quem tem intolerância ao glúten.

Esse cereal, que na verdade não é um tipo de trigo, mas mais próximo da família do arroz, é nativo da Ásia Central, e chegou à Europa durante a Idade Média. De cor negra, é considerado um cereal pobre, cultivado em lugares frios e de solo pouco apropriado para o trigo ou o arroz, como nas regiões montanhosas da Ásia. É consumido na forma de grãos, ou de farinha.

No Japão é muito consumido o macarrão feito desse trigo, chamado popularmente de soba. Este macarrão também contém farinha de trigo, sendo assim, contém glúten!

O preparo do trigo sarraceno é simples como do arroz, deve ser lavado e cozido utilizando para cada porção do grão, duas de água. O trigo sarraceno é encontrado em lojas de produtos naturais, ou orientais.
 
O trigo sarraceno, ou mouro é rico em nutrientes e fibras, além da rutina, um flavonóide que promove a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas, diabetes, etc. O grão trigo sarraceno, em princípio não contém glúten, desde que não haja contaminações no processo de produção e embalagem do produto.

Tabela Nutricional
ALIMENTO (100g)
Calorias
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Fibras (g)
Trigo Sarraceno (grão)
343
13,2
3,4
71,5
10
Trigo Sarraceno (farinha)
335
12,6
3,1
70,5
10
Fonte: USDA food.

No excelente site http://www.japaobrasil.com.br/ há um artigo sobre a história do Soba no Japão:
 
“O 'soba' (trigo-sarraceno ou mouro) chegou ao Japão juntamente com o Budismo. Com o intuito de ampliar esta religião, muitos templos foram construídos em várias regiões do país. Como conseqüência, a alimentação dos religiosos também se tornou popular, propiciando o surgimento de diversos pratos à base de soba. Os antigos japoneses usavam o soba debulhado para fazer uma espécie de ojiya (sopa grossa), comendo-o ora misturado a outros cereais, ora sovando-o com água quente (sobagaki), ou como moti (sobamochi), obtido depois de sovar a massa até que esta ficasse com a consistência de moti. Todos estes pratos acabaram caindo no esquecimento e hoje, basicamente, come-se o soba em forma de macarrão, conhecido como sobakiri (literalmente soba cortado), ou simplesmente soba, que surgiu somente na Era Edo (1600 –1867). O soba possui um teor nutritivo superior ao do arroz e ao do próprio trigo, pois não sofre o processo de purificação. Rico em proteína, aminoácidos, vitamina B1 e B2, ele contém também um nutriente conhecido como rutina, que promove o fortalecimento das veias capilares, evitando a ocorrência de hemorragias internas, além de combater a pressão alta e diminuir a taxa de açúcar no sangue, ativando as funções do pâncreas.Os maiores produtores de trigo soba no Japão são as províncias de Hokkaido, Nagano e Fukushima. Porém, o Japão importa grande parte do soba consumido internamente, principalmente da China, Estados Unidos e Canadá.”

Nos tempos atuais, as massas a base de soba contém uma mistura de farinha de trigo e trigo sarraceno, para dar 'liga', e, sendo assim, contém glúten. O recomendado, portanto, para quem deve evitar o glúten, é consumir o trigo sarraceno em natura (grão ou farinha).
 
Receitas
O trigo sarraceno pode ser utilizado, misturado a outras farinhas, para fazer pães, bolos e crepes; para engrossar molhos e ensopados. Para fazer mingau, os grãos devem ser bem cozidos. Seus grãos podem ser servidos na forma de salada.

Tabule
 
Ingredientes:
- ½ xíc. Trigo sarraceno
- 1 tomate
- 1 cebola roxa
- 1 pepino japonês
- 1 pimentão verde pequeno
- salsa, cebolinha
- folhas de hortelã
- vinagre de arroz
- azeite de oliva
- sal e pimenta à gosto
Deixar o trigo sarraceno de molho pr ½ dia.
Escorrer a água, misturar todos os ingredientes previamente picados. Temperar à gosto.
 
Ainda não testamos essas receitas de pão. Se você já tiver utilizado o trigo sarraceno no cozimento de pão sem glúten, nos mande sua opinião!

Pãezinhos de trigo sarraceno
 
Ingredientes:
- 2 xíc. de trigo sarraceno
- 4 ovos
- 1 c.c. de sal
- 1 c.s. de fermento em pó
Farinha
de soja e margarina para untar

Orégano (opcional)

Moa o trigo sarraceno no liquidificador ou no processador como farinha. Na tigela da batedeira misture o trigo com os ovos batidos, junte o sal e o fermento, deixando uma mistura homogênea. Unte e enfarinhe com farinha de soja as forminhas de empadas, distribua a massa, polvilhe orégano e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até estar assado.
fonte: http://www.casagourmet.com.br/cgm/recipes.asp?recipeId=5612

Pão de Minuto de trigo sarraceno
Ingredientes:
- 1 xíc. (chá) de trigo sarraceno: triturar o trigo no liquidificador aos poucos até virar farinha
- Extrato de soja (leite) suficiente para dar liga (aproximadamente 1/3 de xíc. (chá)
- ½ c.c. de sal moído iodado marinho
- 1 c.s. de fermento em pó
- 2 c.s. de manteiga ou óleo

Peneirar todos os ingredientes secos numa tigela, adicionar manteiga e leite, amassando-os muito bem, até obter uma massa lisa. Fazer pãezinhos não muito altos para que não fiquem crus internamente e colocar em assadeira enfarinhada com farinha de trigo sarraceno. Pincelar com gema misturada com um pouco de açúcar e assar em forno quente por aproximadamente 20 minutos. Sugestão: Substituir o sal por 1 c.s. de açúcar demerara e rechear com goiabada, marmelada ou banana.
Fonte: http://livrodereceitas.com/vegetarianas/vege1433.htm

11 comentários:

  1. Beleza de receita. Obrigada
    Luara Lobaz

    ResponderExcluir
  2. gracias: adorei saber um pouco da história do trigo sarraceno! vou almoçá-lo agora msm!

    ResponderExcluir
  3. Amigas,
    o trigo sarraceno é um grão tão interessante para se usar na culinária, não é mesmo?!
    pena que ainda é meio difícil de se encontrar nos mercados, pelo menos no Brasil.
    abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir
  4. Aqui tambem em Portugal nao é facil nem barato tentar encontrar!... Infelizmente aqui tbm ja ha mtas pessoas com problemas com o gluten

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo (a) de Portugal,

    realmente, o trigo sarraceno ainda é um produto caríssimo e raro. Falta interesse dos produtores agrícolas em plantar esse grão.

    muito obrigada pela visita,
    Sam.

    ResponderExcluir
  6. Amei este site tenho uma filha celiaca já há 17 anos e experimentei a POLENTA TARAGNA muito boa...
    beijos a todos tenho 100 receitas sem Gluten se alguem se interessar e so me mandar e-mail
    di.fraser@ig.com.br
    Eliane Kuipers Fraser

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, comprei trigo sarraceno, fácil na zona cerealista em São Paulo, próximo ao metrô Pq D.Pedro! Podem conferir!!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela dica!

    Para quem mora no RS, pode-se encontrar o trigo sarraceno na rede Zaffari.
    abraços,
    Sam.

    ResponderExcluir
  9. Seria excelente que todos que tivessem ou fossem celíacos postassem receitas ou enviassem o email para que outros tivessem acesso. tenho um neto com 4 anos que é celíaco,moro em Maceió/Al e temos poucas lojas que vendem produtos para celíaco.Meu neto é apaixonado por "coxinhas" (salgado servido em festas),mas não encontro aqui em Maceió a farinha para fazer as coxinhas.Se algum de vcs souberem onde eu encontrar envia para meu email: yeddagameleira@bol.com.br

    Grata
    Yedda Gameleira

    ResponderExcluir
  10. Em Portugal é fácil encontrar trigo serraceno em lojas onde se vendem produtos importados da Rússia/Ucrânia/Moldávia. Essas lojas passam algo despercebidas mas existem (sei que há uma em Caldas da Rainha, 2 em Torres Vedras e também em Lisboa.. mas de certeza que existem em muito mais sítios)...é uma rede de lojas, infelizmente não me lembro do nome.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails