quinta-feira, 11 de julho de 2013

Benefícios da Natação



Existem muitos bons motivos para cair na água e praticar a natação, um exercício saudável e muito divertido.

O clima do verão convida mais à prática da natação, mas hoje em dia, com as piscinas térmicas, nadar é um esporte para ser desfrutado o ano inteiro.

A água neutraliza a força da gravidade sendo, portanto, um esporte de baixo impacto, que envolve pouca tensão para ossos e articulações.

Se praticado por pelo menos 20 minutos seguidos, mantendo um ritmo e velocidade constantes, pode ser um excelente exercício aeróbico, que ajuda a melhorar o condicionamento físico de forma geral, além de estimular o metabolismo e queimar calorias.

É fácil de adaptar a todos os níveis de forma física. Não é preciso ser um grande atleta para praticar natação, tomando-se as precauções mínimas.

O ser humano geralmente está na posição vertical e, ao nadar, nos voltamos para a horizontal, o que ajuda a mover as secreções do sistema respiratório, melhorando a respiração.

A coordenação motora de todo o corpo é trabalhada.

Melhora a capacidade cardiopulmonar, por ser um trabalho aeróbico, enquanto tonifica a musculatura, já que a resistência da água nos obriga a fazer um maior esforço.

Faz trabalhar mais de dois terços da musculatura corporal, ao envolver tanto a parte inferior, quanto a superior do corpo, o tronco e a cabeça, forçado um trabalho equilibrado entre os braços e as pernas.

É um exercício muito indicado para pessoas com problemas de asma, já que favorece a função pulmonar em repouso, e o controle da respiração.

Ajuda a queimar calorias: praticando uma hora de natação, queimamos 500 calorias.

Equilibra a pressão arterial e normaliza o pulso. Fortifica as articulações e melhora a postura. Por isso é um exercício muito recomendável para pessoas com problemas de coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails