segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pannacotta



A pannacotta é uma sobremesa típica italiana, uma espécie de flan à base de leite, açúcar e especiarias. Como é uma sobremesa de sabor suave, pode ser acompanhada de frutas em calda. Aqui, sugerimos acompanhar a pannacotta de fatias de mamão papaia regadas com molho de limão.

Ingredientes (6 porções)

- ¾ xíc. de mel
- 1 pau de canela
- 1 vagem de baunilha (cortada no comprimento)
- 6 sementes de cardamomo esmagadas
- 2 estrelas de anis
- 6 cravos
- ¼ xíc. de água
- 600 ml de leite (coalhado com 1 colher (sopa) de limão)
- ¼ xíc. de água quente
- 1 colher (sopa) de gelatina em pó
- 1 limão
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 400 g de mamão papaia

Como Fazer

Em uma panela pequena coloque o mel, a canela, a baunilha, o cardamomo, o anis e o cravo, em fogo médio. Deixe levantar fervura e cozinhe, mexendo por 3 minutos, ou até começar a dourar. Tire do fogo e adicione a água, deixando esfriar.

Enquanto isso coloque o leite coalhado em uma panela em fogo médio-baixo, mexa por 2 minutos até aquecer. Coloque a água quente numa tigela pequena e dissolva aí a gelatina em pó.

Passe o mel com especiarias por um coador, deixando escorrer dentro do leite coalhado. Adicione a gelatina e misture.

Coloque 6 ramequins (com capacidade de ¾ de xíc.) dentro de uma assadeira. Divida a mistura de leite dentro deles. Cubra e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Com um descascador de legumes, corte a casca do limão e corte-a em fatias finas. Esprema o limão. Misture a casca de limão fatiada, o suco e o açúcar, numa panelinha, em fogo médio. Mexa por 3 minutos, ou até o açúcar dissolver e ficar espesso. Tire do fogo e deixe descansar por 30 minutos.

Descasque o mamão e corte em fatias finas. Coloque dentro de uma tigela e adicione o molho, misturando com cuidado.

Desenforme as pannacottas dentro dos pratos individuais. Divida as fatias de papaia entre os pratos e regue com o molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails