terça-feira, 14 de outubro de 2014

O Poder Cítrico do Limão


O limão é um autêntico tesouro natural para sua saúde e beleza. Saiba como consumi-lo diariamente, e desfrutar de um tratamento depurativo e antiaging mais barato e efetivo.

Remédio Antigo – Além de ser uma das frutas mais comuns em todos os lugares e um ingrediente imprescindível na gastronomia, é um remédio natural conhecido desde a antiguidade, por todas suas propriedades medicinais, que ajudam na prevenção e tratamento de muitas doenças. Você poderá desfrutar de todas estas virtudes incluindo o limão em sua dieta diária.

Em Jejum – Muitos já devem ter ouvido falar dos benefícios de ingerir meio limão recém-espremido com água morna, em jejum. E é verdade, trata-se de um autêntico coquetel saudável, antiaging, alcalinizante e estimulante para o sistema digestivo. E mais, se você sofre de problemas de prisão de ventre crônico, tome duas colheres de azeite de oliva com meio limão recém-espremido, quinze minutos antes do café da manhã. E se ingerir este remédio depois de haver realizado una hidroterapia de colón, a limpeza e saúde de seus intestinos melhorará notavelmente.

Bomba antiaging - Uma das propriedades mais conhecidas do limão é o seu alto conteúdo de vitamina C, imprescindível para o sistema imune e para favorecer a eliminação de toxinas. Mas além desta vitamina, o limão contém quase 30 componentes antioxidantes, numerosos flavonoides como a rutina, hesperidina e luteína, betacarotenos e ácidos cafeico, ferúlico e gamma terpineno. Todos estes elementos o convertem em um potente antioxidante que não só nos ajuda a prevenir doenças, como protege a pele do envelhecimento prematuro.

Equilibra o PH - A dieta ocidental, rica em alimentos processados e açúcares, tende a ser muito ácida, por isso é importante dar prioridade aos alimentos que alcalinizem o corpo para evitar o surgimento de doenças. Embora o limão seja uma fruta ácida, no corpo, uma vez metabolizado, produz um efeito alcalino. Dica: Adicionar umas gotas de suco de limão à água, a uma fruta fresca, ou nas saladas, lhe garantirá este efeito benéfico.


Fortalece o sistema imune - Graças a vitamina C, os limões são ótimos na prevenção e combate aos problemas respiratórios e resfriados, principalmente no inverno. Além disso, seu alto conteúdo de potássio estimula as funções cerebrais e nervosas, ajudando a controlar a pressão arterial. O ácido ascórbico do limão também tem propriedades anti-inflamatórias e saponinas que ajudam a combater as bactérias. Dica: A vitamina C é a primeira que esgotamos ao sofrer de estresse, e, sendo assim, um suplemento de vitamina C é ideal para combatê-lo. As vitaminas e minerais provenientes da água de limão ajudam a aumentar a energia, já que contêm íons negativos que estimulam o corpo e o sistema nervoso, e, por isso, é  a bebida ideal para quem sofre de estresse ou ansiedade.

Combate a anemia - A vitamina C presente no limão e em outras frutas e verduras ajuda a absorver melhor o ferro e o cálcio dos alimentos. Mas no caso do limão, é mais fácil, pois basta adicionar umas gotas de limão aos seus pratos para prevenir a anemia e a osteoporose. Dica: O limão também lhe ajudará e evitar deficiências destes minerais se você é vegetariano.

Efeito detox – Além da vitamina C, o limão possui outros antioxidantes, como o ácido cítrico, que favorece a eliminação de toxinas do organismo. Também é eficiente no combate à retenção de líquidos (acrescente uma rodela ao copo de água para conseguir este efeito) e, por seu conteúdo em fibra pectina, lhe ajuda a controlar a ansiedade por comida. Os benefícios diuréticos do limão também ajudam no tratamento de doenças metabólicas nas quais é necessária uma depuração do organismo, como obesidade, artrite ou ácido úrico. Dica: Se você decidir bebê-lo na forma de suco ou limonada, não coe, para que não perca as fibras. Para não adicionar calorias extras, adoce com stévia.

Favorece a digestão - Além de potencializar a eliminação de toxinas do organismo, o limão impulsiona a produção de ácidos estomacais e pepsina, essenciais para uma boa digestão, evitando problemas como a acidez estomacal, os gases e a constipação. Dica: Um pouco de água com limão, ou até mesmo um refresco deste sabor é o melhor remédio para acalmar as náuseas e a tontura provocadas pelo movimento em automóveis.

Limpa a pele - Por seu alto conteúdo de vitamina C, o limão é ideal para suavizar a aparência das rugas e manchas na pele. Seu poder antioxidante ajuda a manter a pele livre de impurezas, além de favorecer sua hidratação. Você pode conseguir estes benefícios tanto através do seu consumo interno, como com seu uso tópico (sobre manchas ou cicatrizes).


Receita de máscara clareadora

Ingredientes: suco de 1 limão, 2 colheres (sopa) de leite, 1 talo de aloe vera.

Preparo: Misture o suco de limão com o leite e aplique sobre a zona das manchas, deixando que seque. Assim, terá os nutrientes do leite e o efeito adstringente e limpante do limão. Em seguida, esfregue o aloe vera sobre a zona. Cubra com uma gaze e deixe atuar toda a noite. No dia seguinte, aplique uma máscara hidratante. Repita 2 ou 3 vezes por semana.

Receita de máscara de peeling

Prepare esta máscara para fazer uma esfoliação (peeling) suave na pele (graças ao mel, o açúcar e o ácido cítrico do limão).

Ingredientes: 1 clara de ovo, 1 colher (sopa) de mel e de açúcar, suco de ½  limão. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Aplique sobre o rosto e deixe agir por 20 min. 

Limonada o ano inteiro - Para nos hidratarmos e refrescarmos em qualquer época do ano, nada melhor que uma limonada, especialmente se feita na hora. Limonada - Ingredientes: 4 limões, 1 litro de água, mel e stévia, gelo.


Hálito fresco – Beber água com limão é como mascar um chiclete, refresca imediatamente o seu hálito.

Um comentário:

  1. por acaso agora tenho estado em casa e tenho feito limonadas, sabem tão bem.

    http://beautyshinewoman.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails