terça-feira, 25 de julho de 2017

A Beterraba




A beterraba é muito rica em vitaminas e sais minerais. Os nutrientes se concentram mais nas folhas, mas as raízes também têm vitaminas A, B e C (esta última só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é comida crua). Além disso, ela tem cálcio, ferro e açúcar, que lhe confere seu sabor adocicado.

Embora existam vários tipos de beterraba, os mais conhecidos são: a vermelha, usada na alimentação, e a branca, cultivada em países frios para extração do açúcar.


A beterraba pode ser consumida crua – ralada, em saladas, ou em forma de suco – e cozida, em diferentes pratos, como ensopados, purês, cremes, sopas e cozidos. As folhas da beterraba também são cosumidas, cruas ou cozidas.

Ao cozinhar a beterraba, não descasque antes, pois sem a pele ela desbota, perde seus nutrientes e fica aguada.

Na hora de comprar, escolha beterrabas de cor bem forte e tamanho médio, de 5 a 7 cm de diâmetro, pois são de melhor sabor e consistência, mas macia – as muito grandes ficam um pouco aguadas depois de cozidas. A casca deve ser lisa e uniforme, sem manchas ou rachaduras. Também é importante que as folhas sejam brilhantes e viçosas, sinal de que o legume está fresco.

As folhas da beterraba devem ser consumidas rapidamente porque estragam com muita facilidade. A raiz, colocada em saco plástico, conserva-se na gaveta da geladeira durante 5 ou 6 dias. A beterraba cozida pode ser conservada por um período maior se for colocada num molho de vinagre ou de azeite.

Para limpar o legume, corte as folhas deixando a raiz com cabinhos de aproximadamente 2 cm. Lave as folhas e guarde. Lave bem a raiz sob água corrente, usando uma escova macia. Tome cuidado para não romper a casca da beterraba, que é muito fina.

Como Preparar

A beterraba crua pode ser ralada ou cortada em tirinhas para ser usada em saladas.


Para preparar a beterraba cozida, coloque o legume – sem descascar e sem cortar o cabinho nem a ponta da raiz – numa panela com água fervente suficiente para cobri-la. Cozinhe em fogo forte por 1 hora ou mais com a panela tampada (ou por 10 minutos na panela de pressão). Depois que ela estiver cozida, escorra, deixe esfriar um pouco e descasque. corte o cabinho e comece a retirar a casca a partir deste corte (é bom usar luvas descartáveis para manipular o legume e não manchar as mãos).

Pode-se cozinhar a beterraba no forno, colocando o legume numa fôrma refratária, com um pouco de água fervente. Leve ao forno médio e deixe durante 2 horas. Depois, descasque. Ou ainda, prepare assada: embrulhe em papel alumínio, leve ao forno quente e deixe por 2 horas. Tire do forno, deixe esfriar e descasque. Com esta técnica a beterraba fica mais saborosa e com uma coloração mais forte.


- Depois de cozida, corte a beterraba em rodelas, cubos ou tiras fininhas - tempere a gosto e sirva.
- Quando usada em saladas é conveniente não misturar com outros ingredientes para não manchá-los.
- As folhas podem ser refogadas ou servidas em saladas.
- Temperada com suco de laranja, fica uma delícia!
- Prepare a beterraba frita, em rodelas como a batata chips.
- Tempere a salada de beterraba cozida com coalhada ou iogurte.


Dica:
Se a beterraba manchar algum tecido, cubra o lugar com sal e deixe por alguns minutos. Depois, coloque o tecido manchado sobre vapor de água durante 5 minutos. Lave com água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails